helena ramos, 1999, é arquiteta, fotógrafa e designer. vive e trabalha em são paulo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de arquitetura, design, fotografia e moda, transitando por diferentes linguagens e mídias, visando a intersecção dos campos. como fotógrafa, documenta a cena noturna e musical de são paulo, tendo colaborado com as festas mamba negra e pista quente e grupos como sophia chablau e uma enorme perda de tempo. em 2022 publicou o seu primeiro projeto impresso “punk office”, finalista do Prêmio lovely’21, na categoria fotozine. em 2023 expôs seu trabalho no quase espaço, pista quente e s3tstore
ivi maiga bugrimenko, 1983, é formada em moda pela universidade anhembi morumbi, sp, tendo cursado também Letras, na USP. sem estudo formal na área da fotografia, seu conhecimento aprofundou-se empiricamente a partir de 2017 ao ser convidada para fotografar a festa mamba negra, onde permanece até hoje. ativa desde então, permanece construindo um trabalho que funciona como documento das cenas eletrônica e punk da cidade de são paulo, além de registro íntimo de sua vida cotidiana. participou de exposições coletivas em são paulo e buenos aires e bogotá, e atualmente prepara-se para lançar seu primeiro livro.
estrutura do curso
o curso será introduzido em 3 módulos
módulo 1
↗ introdução
reflexão sobre a fotografia, a partir da narrativa pessoal de cada participante.
entender os múltiplos tipos de fazer e pensar a imagem, e identificar os discursos possíveis e presentes em cada construção.
módulo 2
↗ prática
se apropriar das diferentes ferramentas que permitem criar imagens.
aprofundamento de tópicos da fotografia, através de conversas e leitura de textos relacionados ao campo.
módulo 3
↗ desenvolvimento
traduzir os assuntos abordados de maneira teórica e prática, possibilitando, assim, que eles habitem um outro lugar e a discussão assuma novas formas.
acompanhamento e orientação de projetos trazidos pelos participantes, que podem estar em andamento ou surgir ao longo dos encontros.








