maria isabel iorio é poeta, escritora, roteirista. publicou “não pisar descalça em tapete” (7letras, 2022), “dia sim dia não fazer chantagem” (quelônio, 2021), “aos outros só atiro o meu corpo” (urutau, 2019), entre outros. integra a antologia “as 29 poetas hoje” (companhia das letras, 2021), org. por heloisa buarque de hollanda. atualmente escreve uma série para a amazon.
aula a aula
aula 1
↗ o texto como parte do corpo, guardado de cór. o corpo como primeiro espaço que um texto ocupa. como receber um texto, viver com ele?
aula 2
↗ qual a direção de um texto? quem é a palavra “você”?e o que “você” modifica na pessoa que enuncia? estamos do lado de que fantasma, manequim, força? quem nos acompanha quando falamos.
aula 3
↗ negociação como campo de força. o texto como um acordo entre os presentes. a escuta como uma interlocução, a voz como uma invasão, as testemunhas.
aula 4
↗ a capacidade de uma palavra enlouquecer as outras. puxar as outras. dar trezentas voltas em torno de uma palavra, situar uma palavra para a fronteira, proteger um texto íntimo do público.
aula 5
↗ acompanhamento dos textos que estarão sendo desenvolvidos. provocações individuais.
aula 6
↗ como pensar a fala descentralizada, partindo da coxia, do escuro. como a escolha do enunciador modifica o espaço inteiro. o retorno da memória como uma ferramenta coletiva.
aula 7
↗ apresentação dos textos individuais desenvolvidos durante o curso, com a presença de artista convidade.